Senar inicia turma do Programa Jovem Aprendiz em Petrolina

Senar inicia turma do Programa Jovem Aprendiz em Petrolina

Jovem Aprendiz - Petrolina 2

Com o objetivo de suprir a crescente demanda por mão de obra qualificada, em um dos maiores polos produtores exportadores de frutas do país, o Senar de Pernambuco deu início, nesta segunda-feira (01/08), a primeira turma de 2016 do curso “Trabalhadores Agrícolas na Fruticultura”, em Petrolina.

A capacitação, com 960 horas, sendo 480 horas teóricas e mais 480 horas de prática profissional, tem dois anos duração. O superintendente do Senar/PE, Adriano Moraes, enfatiza que a fruticultura é o setor que mais emprega na atividade agrícola, porém é carente de profissional qualificado. “O curso vem para suprir essa necessidade, tornando a atividade mais produtiva e competitiva”, assinala. Vale salientar, que a escolha do município de Petrolina para a realização do curso foi estratégica: localizada no semiárido pernambucano, às margens do Rio São Francisco, a cidade é uma das maiores produtoras e exportadoras de uva e manga do Brasil.

Ao todo serão capacitados 17 aprendizes, com faixa etária entre 18 e 24 anos. A supervisora de Treinamentos do Senar/PE, Tânia Barcelar, explica “Nosso foco é desenvolver a capacidade física, moral e psicológica do aprendiz, desempenhando os três pilares do processo de aprendizagem – escola, trabalho e formação profissional. Tudo isso, cumprindo os princípios da proteção e integração ao adolescente”, assinala. Além disso, os jovens contam com uma remuneração de meio salário mínimo, durante o período de aprendizagem.

Através de parceria com o Sindicato Rural de Petrolina, o Senar/PE viabiliza toda a estrutura física e pedagógica, para a parte teórica do programa, com agentes de educação qualificados e material didático, enquanto a empresa empregadora Ara Empreendimentos será responsável pela prática profissional.