Senar inicia turma do Programa Jovem Aprendiz em Petrolina

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Senar inicia turma do Programa Jovem Aprendiz em Petrolina

Jovem Aprendiz - Petrolina 2

Com o objetivo de suprir a crescente demanda por mão de obra qualificada, em um dos maiores polos produtores exportadores de frutas do país, o Senar de Pernambuco deu início, nesta segunda-feira (01/08), a primeira turma de 2016 do curso “Trabalhadores Agrícolas na Fruticultura”, em Petrolina.

A capacitação, com 960 horas, sendo 480 horas teóricas e mais 480 horas de prática profissional, tem dois anos duração. O superintendente do Senar/PE, Adriano Moraes, enfatiza que a fruticultura é o setor que mais emprega na atividade agrícola, porém é carente de profissional qualificado. “O curso vem para suprir essa necessidade, tornando a atividade mais produtiva e competitiva”, assinala. Vale salientar, que a escolha do município de Petrolina para a realização do curso foi estratégica: localizada no semiárido pernambucano, às margens do Rio São Francisco, a cidade é uma das maiores produtoras e exportadoras de uva e manga do Brasil.

Ao todo serão capacitados 17 aprendizes, com faixa etária entre 18 e 24 anos. A supervisora de Treinamentos do Senar/PE, Tânia Barcelar, explica “Nosso foco é desenvolver a capacidade física, moral e psicológica do aprendiz, desempenhando os três pilares do processo de aprendizagem – escola, trabalho e formação profissional. Tudo isso, cumprindo os princípios da proteção e integração ao adolescente”, assinala. Além disso, os jovens contam com uma remuneração de meio salário mínimo, durante o período de aprendizagem.

Através de parceria com o Sindicato Rural de Petrolina, o Senar/PE viabiliza toda a estrutura física e pedagógica, para a parte teórica do programa, com agentes de educação qualificados e material didático, enquanto a empresa empregadora Ara Empreendimentos será responsável pela prática profissional.