Senar participa de debates sobre qualidade de aprendizagem na Coreia do Sul

Workshop contou com representantes de entidades do Brasil, Guatemala e Panamá.

Coreia_do_Sul_SENAR

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) é referência em capacitação profissional para o setor agropecuário brasileiro. Por ano, atende mais de 3 milhões de pessoas em ações de educação, promoção social e Assistência Técnica e Gerencial. Essa experiência credenciou a instituição a participar de um workshop sobre a qualidade na aprendizagem para países latino-americanos na Coreia do Sul, país que ocupa o 3º lugar no ranking mundial em educação, segundo o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa). O evento foi organizado pelo Serviço de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Coreia entre os dias 20 e 23 de setembro, em Seul.

 

A coordenadora de educação a distância da Faculdade CNA, Dyovanna Depolo, representou o Senar no workshop. Ela apresentou a estrutura do Sistema CNA/SENAR/ICNA e as ações voltadas para o desenvolvimento do setor rural.

 

O workshop contou com a participação de representantes de entidades do Brasil, Guatemala e Panamá e teve o intuito de aprofundar o intercâmbio de experiências no desenvolvimento de sistemas de aprendizagem de qualidade entre os países da América Latina e do Caribe com a República da Coreia.

 

No centro dos debates estava a Aprendizagem Dual, sistema de ensino desenvolvido na Alemanha e adaptado à Coreia do Sul, em que a formação dos jovens é focada na certificação por competências e habilidades, diferente do Brasil onde os jovens estudam diferentes componentes curriculares até a conclusão de um curso para a obtenção do diploma, tornando-o apto para atuar em sua área de formação.

 

“A aprendizagem dual é um sistema dinâmico de ensino, no qual o aluno recebe os conhecimentos teóricos e aplica imediatamente em aulas práticas em empresas. Dessa forma, o estudante tem condições de sanar boa parte das dúvidas que, geralmente, surgem no início da atividade profissional”, destaca a coordenadora Dyovanna.

 

Além do worskshop, a comitiva visitou o Instituto Global de Transferência de Habilidades (GIFTS), a empresa HRD de desenvolvimento de recursos humanos que aplica essa prática levando o estudante para dentro da empresa. Ao final da programação, os participantes fizeram visita técnica à Universidade de Tecnologia da Coreia.

 

“Percebemos que não somente as empresas podem aplicar o sistema de ensino dual, também existem parcerias entre empresas e universidades. Os alunos aprendem os conteúdos teóricos nas universidades e são contratados para colocar em prática nas empresas.  Existe uma verdadeira conexão entre Universidade e Empresa”, conclui Dyovanna.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Faculdade CNA