Senar/PE oferece serviços de saúde gratuitos para produtores rurais do Agreste

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Com intuito de promover o controle dos fatores de riscos que afetam diretamente a população rural, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Pernambuco (Senar/PE) vai realizar ações dos programas Saúde Mulher Rural e Saúde do Homem, no Agreste pernambucano.

Serão três dias de orientação e exames preventivos. As atividades começarão neste sábado (1º) de setembro, em Tupanatinga – povoado da Mata Verde, e seguem nas segunda-feira (03), em Buíque – Vila Guanumbi, e na terça-feira (04) em Itaíba – comunidade da Libertação.

De acordo com o superintendente do Senar/PE, Adriano Moraes, serão beneficiadas com as atividades mais de 600 pessoas por município. “O objetivo é possibilitar o acesso a serviços especializados e essenciais, como forma de prevenção e cuidado com a saúde. Além de fornecer, por meio da educação, informações importantes para a população”, destaca Moraes.

No evento, serão oferecidas consultas com médicos, especialistas em Clínica Geral e Urologia, além da realização de coletas e exames. Na ocasião, participantes poderão fazer a atualização da carteira de vacinação e do cartão do SUS, teste rápido para diagnóstico de hepatite, HIV e sífilis, além de testes de glicemia e aferição de pressão.  Também serão feitos exames de prevenção do câncer de colo do útero (papanicolau) e do câncer de próstata.

A iniciativa ainda contempla palestras com foco na educação em saúde, como doenças sexualmente transmissíveis, saúde e autoestima da mulher, câncer de pele e melanoma, câncer de próstata, cuidados com o coração e incontinência urinária.

Serviços por município:

 – 120 exames de papanicolau;

– 120 exames de PSA;

– 120 laboratoriais (sangue);

– Testes rápidos para HIV/aids, sífilis e hepatites virais;

– Vacinas.

 

A iniciativa conta com parceria do Sindicato Rural de Buíque, da Secretaria Estadual de Saúde, e das secretarias Municipais Saúde, Educação eAção/Assistência Social de Tupanatinga, Buíque e Itaíba.