Senar e Codevasf promovem missão técnica ao Vale do São Francisco

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Uma missão técnica, promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), juntamente com a Companhia do Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), reuniu profissionais das administrações do Senar Brasil, Pernambuco e Bahia para conhecerem quatro Perímetros Públicos de Irrigação, no Vale do São Francisco.

A missão, formada por dezesseis técnicos das três instituições, conheceu os perímetros Nilo Coelho e Bebedouro, no município de Petrolina (PE) e, Maniçoba e Mandacaru, no Juazeiro. De acordo com o superintendente do Senar Pernambuco, Adriano Moraes, o objetivo inicial da missão é realizar estudos sobre os sistemas produtivos implantados nessas áreas, visando adquirir conhecimentos técnicos para que a entidade possa viabilizar ações de incremento a produção. “A partir dessas vistas, vamos desenvolver um projeto piloto para que os produtores tenham acesso às inovações tecnológicas e orientações de gestão voltadas para o segmento”.

A coordenadora de Treinamentos do Senar Pernambuco, Mônica Pimentel, explicou que a região do Vale do São Francisco é referência na produção frutífera, especialmente no cultivo e exportação de uva e manga. Segundo Mônica, a previsão do Senar é iniciar esse trabalho no primeiro semestre de 2017. O projeto apontará informações sobre a real necessidade de qualificação dos produtores, tipo de solo e área a ser trabalhados e o potencial produtivo de cada perímetro. “Assim que concluído, vamos implantar um projeto adaptado às necessidades dos irrigantes do semiárido, a fim ampliar a renda e atuação deles no mercado consumidor. Em Pernambuco, a ideia é começar por Petrolina, mas provavelmente as demais regiões do Estado serão contempladas, de acordo com a sua vocação produtiva”, revelou a coordenadora.