Senar destaca importância da identificação da margem bruta na atividade rural

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

radar cna

(30/07/2020) – Em um novo vídeo sobre gerenciamento da propriedade rural, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) destaca a importância da identificação da Margem Bruta na atividade agropecuária.

O Senar explica que a Margem Bruta é o resultado da Renda Bruta (venda da produção) obtida na atividade agropecuária menos o Custo Operacional Efetivo (COE), considerando o período analisado de um ano.

“Se a margem bruta for negativa, indica que a atividade está sendo antieconômica. A atividade está sendo inviável no curto, médio e longo prazo. Ou seja, o produtor paga para produzir”, destaca o vídeo.

Já se a Margem Bruta for igual a zero, o produtor precisa ficar alerta. “Apesar de pagar o Custo Operacional Efetivo, a Renda Bruta não paga nenhum dos custos de depreciação, mão de obra familiar e custo de oportunidade. Neste caso, a atividade pode ser inviável no médio prazo”.

Por outro lado, se a Margem Bruta for positiva, a atividade agropecuária é viável no curto prazo. “Ainda assim é importante observar os outros indicadores, como a margem líquida e o lucro.

 

Assista ao vídeo:

https://www.cnabrasil.org.br/noticias/senar-destaca-importancia-da-identificacao-da-margem-bruta-na-atividade-rural