Faepe premia melhores lácteos de Pernambuco

Produtos são concorrentes no Oitavo Concurso de Queijos e Outros Lácteos, realizado na Agrinordeste

Laticínios pernambucanos foram premiados no Oitavo Concurso de Queijos e Outros Lácteos, em evento realizado na última sexta-feira (31), em Garanhuns.

O campeão dessa edição foi o Laticínio Queijo Nobre, do município de Venturosa, que alcançou 1º lugar na competição. Os segundo e terceiro lugares foram para os laticínios Leite Nobre e Queijo Buíque. Entre os vencedores, o Laticínio Valelac, de Pedra, arrebatou três colocações.

Ao todo, foram 21 premiações em sete categorias: Queijo Coalho Industrial, Queijo Coalho Artesanal, Iogurte, Queijo de Manteiga, Doce de Leite Pastoso, Manteiga e Produto Inovação.

Na abertura do evento, o presidente Faepe, Pio Guerra, destacou a importância da pecuária leiteira e afirmou que a iniciativa contribui para o fortalecimento da produção local de leite e ampliação de mercado para os participantes.

A iniciativa é promovida pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Pernambuco (Faepe), em parceria com o com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Pernambuco (Sebrae-PE).

Segundo o consultor técnico do concurso e autor da página no Instagram, Pingos de Leite, Moshe Dayan, uma comissão julgadora formada por especialistas analisou aspectos visuais e sensoriais do produto, como: apresentação comercial, consistência, odor, textura e sabor. Essas avaliações aconteceram durante a feira Agrinordeste.

A entrega das premiações reuniu produtores, consultores do Sebrae, lideranças de Sindicatos Rurais, além do vice-prefeito de Buíque, Túlio Monteiro.