Senar/PE faz entrevistas de seleção com mais de 240 candidatos a capacitação gratuita, em Petrolina

Curso Técnico em Fruticultura oferece 30 vagas

Um total de 243 candidatos inscritos e concorrendo a uma das 30 vagas no curso técnico de nível médio em Fruticultura, oferecido pelo Senar Pernambuco em Petrolina, estão sendo entrevistados até sábado (22).

A seleção teve início nesta quinta-feira (20) e está sendo conduzida por uma banca de entrevistadores. O resultado será divulgado no dia 2 de agosto, no site www.senar-pe.com.br . As matrículas acontecem entre os dias 7 e 12 de agosto.

De acordo com a coordenadora de treinamento do Senar/PE, Crissanny Oliveira, os primeiros candidatos entrevistados estavam animados com a perspectiva de fazer o curso. Segundo ela, muitos já trabalham no setor e veem no curso a chance de se capacitar, melhorar o currículo e agregar conhecimento à prática profissional. “A perspectiva de trabalho em Petrolina é muito boa, mas tem duas realidades: falta mão de obra, mas tem muita gente em busca de emprego. O que identificamos é que falta mão de obra qualificada e os candidatos já perceberam isso”, destaca a coordenadora.

Concordando com Crissanny, o diretor administrativo do Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina, Flávio Diniz, destaca que o curso oferecido pelo Senar/PE “torna possível ao Vale do São Francisco, principalmente à cidade de Petrolina e adjacências, a capacitação de profissionais especializados na cadeia produtiva da fruticultura”. “Estes profissionais que escolhem fazer este curso podem aproveitar as oportunidades do mercado de trabalho com mais facilidade, desempenhando funções em diversas áreas do setor da fruticultura”, avalia. Por tudo isso, o SPR é parceiro do Senar/PE e tem abraçado este projeto com apoio na estrutura de atendimento aos alunos.

Oportunidade de crescimento

Quem está de olho nas oportunidades é a candidata Daniela Rodrigues, de 20 anos, dois deles trabalhando numa empresa de fruticultura que atua em Petrolina. Ela conta que sempre quis fazer o curso, mas se interessou ainda mais depois que recebeu incentivo para crescer no local de trabalho. “Em dois anos eu já passei pelo controle de qualidade, monitoramento de pragas e agora sou fiscal. Por isso me interessei ainda mais pelo curso”, explica.

Ainda fora deste mercado, Monalisa Marques, de 31 anos, também se candidatou a uma das vagas de olho nas oportunidades da região. “A gente sabe que a fruticultura é o que move a região. Quero aproveitar essa oportunidade oferecida pelo Senar, com esse curso gratuito, para me capacitar e entrar no mercado”, explica.

Início das aulas em 14 de agosto

Os candidatos devem ficar atentos ao calendário. Os aprovados na seleção já começam a participar das aulas no dia 14 de agosto de 2023, com um encontro online, e no dia 19 acontece o primeiro encontro presencial. Atualmente, o Senar no Polo Petrolina conta com três turmas do curso de fruticultura e mais uma de agronegócio, somando um total de 66 alunos. Neste mês de julho uma das turmas de fruticultura apresentou seus trabalhos de conclusão de curso, encerrando o ciclo de 2 anos e meio de estudos.

É preciso também checar a documentação necessária para a realização da matrícula e o Senar/PE destaca que os candidatos selecionados precisam apresentar os originais dos documentos, de acordo com o que está previsto no edital.

Assessoria de Comunicação do Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina