SENAR PROMOVE PRIMEIRO ENCONTRO DO CNA JOVEM EM PERNAMBUCO

Participantes vão propor soluções para os desafios do agro

Os sete representantes de Pernambuco na 5ª edição do CNA Jovem participaram de um encontro, nos dias 1 e 2 no Recife, envolvendo uma série de atividades, entre palestras, mentorias, oficinas e debates sobre os Desafios da Fruticultura no Estado e, terão a missão de apresentar, nas próximas etapas do programa, soluções inovadoras para a cadeia produtiva.

Ao abrir o evento, o superintendente do Senar/PE, Adriano Moraes, discursou para o grupo sobre a proposta do CNA Jovem e as ações desenvolvidas pelo Sistema Faepe/Senar, sobretudo as capacitações voltadas à profissionalização dos fruticultores pernambucanos.

Ainda na ocasião, Ricardo Dornas, consultor nacional do programa, explicou que a iniciativa é bianual e, a cada edição, os jovens tentam identificar desafios e trazer soluções para melhorar a vida e os negócios do produtor rural.

“Aqui em Recife, os jovens estão bastante empenhados. O desafio da regional é complicado, é trabalhar a gestão na propriedade rural e, nessa primeira fase, eles estão focados em resolver essa questão para trazer os resultados esperados. Na sequência, vem o segundo encontro, onde eles devem apresentar a solução, para depois, em outubro, implementar a solução durante o terceiro e último encontro estadual.

No âmbito estadual, o instrutor Gustavo Melo, destacou que essa etapa é de grande importância, porque é o primeiro contato da equipe com os jovens “É o momento de trabalhar aspectos individuais e coletivos, como potencializar a capacidade de articular e operar em meio aos desafios propostos. “Acredito que sairemos dessa edição com sete novas lideranças para o estado”, afirmou otimista.

Libelina Pessoa é uma das sete participantes. Vinda de Caruaru, no Agreste do estado, a especialista em Direito do Agronegócio, comenta que estar no programa tem sido transformador em sua vida e pretende, a partir das próprias vivências, influenciar os mais novos a trabalharem no agro.

“Me deparei com muito preconceito por ser do campo e, agora, vejo no CNA Jovem a oportunidade de transformar a vida de outros adolescentes que passam, hoje em dia, pelo que já passei, sem receber nenhum apoio. Então, quero ser esse incentivo, poder ajudar os jovens a enxergarem oportunidades, que estão além da inchada. Existe um grande mercado de trabalho no setor rural”, defende.

Segundo o coordenador estadual do CNA Jovem, Nivaldo Damasceno, os participantes contam com suporte a distância durante toda a iniciativa, por meio de consultores e mentores contratados, e ambiente virtual. “Esse período é oportuno para o desenvolvimento dos projetos e vai até o próximo encontro presencial, onde eles vão começar a trabalhar as soluções”, explicou.

Já João Pedro é natural de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata de Pernambuco. Mestre em Engenharia de Alimentos*, ele atua a frente de uma startup. A ferramenta online conecta produtores e compradores do agronegócio, ampliando as vendas e, consequentemente, a renda dos fornecedores. “O programa é uma porta de entrada para quem deseja desenvolver a habilidade de liderar, inovar e construir uma carreira sólida no campo”, declara.

O evento foi planejado pela coordenadora de Treinamentos do Senar-PE, Cryssany Oliveira e o próximo Encontro Estadual está previsto para os dias 2 e 3 de setembro, novamente em Recife.