Apac alerta para previsao de chuvas na RMR


chuva

 

Do NE 10

 

Além da previsão de fortes chuvas nesta terça-feira (29), o que já é suficiente para causar diversos transtornos, os recifenses também terão que enfrentar os problemas gerados pelas marés altas. De acordo com a tábua de marés oficial da Marinha do Brasil, nesta terça, às 3h43, será registrada a maré mais alto do dia, no Porto do Recife, com 2.4 metros. O mesmo índice será repetido às 16h06.

Confira as marés no Porto do Recife:

– 3h43     2.4
– 10h       0.1
– 16h06   2.4
– 22h19   0.2

Na última terça-feira (22), a união de fortes chuvas e maré alta causou diversos transtornos na Região Metropolitana do Recife. Muitos pontos de alagamento foram registrados, deixando o trânsito caótico na cidade. As ruas permaneceram inundadas, inclusive, horas após as chuvas pararem.

 

 

Previsão climática para o próximo trimestre indica possibilidade de chuvas dentro da normal


Fonte: ITEP

Meteorologistas de todo o país apontam que, no trimestre de maio a julho deste ano, uma parte dos modelos de previsão climática indica uma possibilidade de chuvas dentro da normal climatológica para o setor leste do Estado de Pernambuco que compreende as mesorregiões do Agreste, Zona da Mata e Litoral. As conclusões foram tiradas ontem (24), durante reunião no Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos/Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe), a reunião de análise e previsão climática para o Brasil para o trimestre, que foi acompanhada via internet pelos meteorologistas do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep).

 

Durante o encontro, foram analisadas as condições regionais da pluviometria e globais dos oceanos e da atmosfera, nos últimos três meses, assim como os resultados de modelos numéricos de previsão climática sazonal, visando elaborar o prognóstico climático para o trimestre maio, junho e julho deste ano. As discussões envolveram meteorologistas dos Centros Estaduais de Meteorologia e de universidades do Nordeste, meteorologistas do Itep, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), assim como de usuários em diversos pontos do Brasil, via internet.

 

Segundo o coordenador do Laboratório de Meteorologia do Itep, Wanderson Santos, com o aquecimento da região sul do Oceano Atlântico, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) se mantém na sua posição climatológica, favorecendo as chuvas no leste da Região Nordeste do Brasil. No entanto, durante esse período, há ocorrências de distúrbios ondulatórios de leste de difícil previsibilidade, podendo aumentar a probabilidade de que as chuvas sejam acima do esperado.

 

Os meteorologistas apontam que uma parte dos modelos de previsão climática indica para o próximo trimestre uma possibilidade de chuvas dentro da normal climatológica para o setor leste do Estado de Pernambuco que compreende as mesorregiões do Agreste, Zona da Mata e Litoral. Por consenso dos pesquisadores participantes, as distribuições de probabilidades ficaram: na categoria abaixo da média esperada (25%), na categoria normal (40%) e na categoria acima da normal (35%). As previsões de temperaturas indicaram uma maior probabilidade de serem dentro da média climatológica para todo o Estado de Pernambuco.

 

 

Dilma detalha planos de combate a estiagem no Ceará


Fonte: Márcia Vieira/ Blog do Planalto

A presidenta Dilma Rousseff conversou, nesta terça-feira (26.11), com as rádios 93FM e Dom Bosco FM, de Fortaleza, e falou sobre o combate aos efeitos da pior estiagem dos últimos 100 anos. Segundo a presidenta, ainda em 2015, o projeto de integração do São Francisco deve levar as águas do rio para o estado.

A presidenta detalhou as medidas emergenciais e estruturantes para a melhor convivência do cearense com a seca, classificada como uma das piores dos últimos 100 anos. No Ceará, a maior operação carro-pipa da história tem 952 veículos contratados e, sob a coordenação do Exército, atende 108 municípios do estado. Ainda estão sendo construídas 5.100 cisternas de produção.
O governo ainda paga, enquanto durar o período de seca, o seguro Garantia Safra, que beneficia, no estado, 278 mil agricultores, e o Bolsa estiagem, que atende 279 produtores rurais. Ainda estão sendo vendidos 157 milhões de toneladas de milho a preço subsidiado, para garantir alimento aos animais. Outra medida emergencial para o Ceará é a oferta de crédito, que já emprestou R$ 577 milhões a vários setores da economia.
“A convivência com a seca depende também de medidas estruturantes para tratar isso de forma mais robusta. Estamos investindo R$ 32 bilhões em barragens e açudes em todo os estados do Nordeste. No caso do São Francisco, tivemos que realizar projetos e contratos. Mas 49% das obras estão contratadas com 113 frentes de serviço em andamento. E, até o fim do ano, vão ser mais 1 mil trabalhadores. Em março de 2015, as águas chegam ao Ceará”, detalhou Dilma.