Senar/PE oferece serviços de saúde gratuitos para produtores rurais do Agreste


Com intuito de promover o controle dos fatores de riscos que afetam diretamente a população rural, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Pernambuco (Senar/PE) vai realizar ações dos programas Saúde Mulher Rural e Saúde do Homem, no Agreste pernambucano.

Serão três dias de orientação e exames preventivos. As atividades começarão neste sábado (1º) de setembro, em Tupanatinga – povoado da Mata Verde, e seguem nas segunda-feira (03), em Buíque – Vila Guanumbi, e na terça-feira (04) em Itaíba – comunidade da Libertação.

De acordo com o superintendente do Senar/PE, Adriano Moraes, serão beneficiadas com as atividades mais de 600 pessoas por município. “O objetivo é possibilitar o acesso a serviços especializados e essenciais, como forma de prevenção e cuidado com a saúde. Além de fornecer, por meio da educação, informações importantes para a população”, destaca Moraes.

No evento, serão oferecidas consultas com médicos, especialistas em Clínica Geral e Urologia, além da realização de coletas e exames. Na ocasião, participantes poderão fazer a atualização da carteira de vacinação e do cartão do SUS, teste rápido para diagnóstico de hepatite, HIV e sífilis, além de testes de glicemia e aferição de pressão.  Também serão feitos exames de prevenção do câncer de colo do útero (papanicolau) e do câncer de próstata.

A iniciativa ainda contempla palestras com foco na educação em saúde, como doenças sexualmente transmissíveis, saúde e autoestima da mulher, câncer de pele e melanoma, câncer de próstata, cuidados com o coração e incontinência urinária.

Serviços por município:

 – 120 exames de papanicolau;

– 120 exames de PSA;

– 120 laboratoriais (sangue);

– Testes rápidos para HIV/aids, sífilis e hepatites virais;

– Vacinas.

 

A iniciativa conta com parceria do Sindicato Rural de Buíque, da Secretaria Estadual de Saúde, e das secretarias Municipais Saúde, Educação eAção/Assistência Social de Tupanatinga, Buíque e Itaíba.