Senar e Codevasf promovem missão técnica ao Vale do São Francisco

Uma missão técnica, promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), juntamente com a Companhia do Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), reuniu profissionais das administrações do Senar Brasil, Pernambuco e Bahia para conhecerem quatro Perímetros Públicos de Irrigação, no Vale do São Francisco.

A missão, formada por dezesseis técnicos das três instituições, conheceu os perímetros Nilo Coelho e Bebedouro, no município de Petrolina (PE) e, Maniçoba e Mandacaru, no Juazeiro. De acordo com o superintendente do Senar Pernambuco, Adriano Moraes, o objetivo inicial da missão é realizar estudos sobre os sistemas produtivos implantados nessas áreas, visando adquirir conhecimentos técnicos para que a entidade possa viabilizar ações de incremento a produção. “A partir dessas vistas, vamos desenvolver um projeto piloto para que os produtores tenham acesso às inovações tecnológicas e orientações de gestão voltadas para o segmento”.

A coordenadora de Treinamentos do Senar Pernambuco, Mônica Pimentel, explicou que a região do Vale do São Francisco é referência na produção frutífera, especialmente no cultivo e exportação de uva e manga. Segundo Mônica, a previsão do Senar é iniciar esse trabalho no primeiro semestre de 2017. O projeto apontará informações sobre a real necessidade de qualificação dos produtores, tipo de solo e área a ser trabalhados e o potencial produtivo de cada perímetro. “Assim que concluído, vamos implantar um projeto adaptado às necessidades dos irrigantes do semiárido, a fim ampliar a renda e atuação deles no mercado consumidor. Em Pernambuco, a ideia é começar por Petrolina, mas provavelmente as demais regiões do Estado serão contempladas, de acordo com a sua vocação produtiva”, revelou a coordenadora.