Senar desenvolve programa para melhorar saúde de jovens


Com o objetivo de melhorar as condições de vida da população jovem do campo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Pernambuco (Senar/PE) está identificando os fatores que afetam saúde integral desse grupo. E como forma de contribuir para mudar essa realidade, a instituição está desenvolvendo o Programa Saúde do Adolescente.

Para isso, a equipe de Educação Profissional e Promoção Social do Senar Brasil – promotor da iniciativa, realizou uma oficina, na última quinta (27), no município de Igarassu, com jovens de 12 a 17 anos, da comunidade de Três Ladeiras, para identificar quais são as maiores fragilidades do público juvenil rural em relação à saúde.

Durante reunião de projeção do programa, na sexta (28), a coordenadora de Treinamentos do Senar Pernambuco, Mônica Pimentel, destacou que a ideia é levar, aos municípios do interior pernambucano, uma plataforma de serviços gratuitos. “Os jovens terão acesso a palestras educativas, consultas médicas, exames preventivos e kits de higiene pessoal”, explicou Mônica.

????????????????????????????????????

Fascículos – A ação contará, ainda, com material educativo, editado em fascículos. A coleção fará a abordagem dos seguintes temas: O que é adolescência? , Conhecimento do corpo e higiene pessoal, Família – arranjos e configurações, Habilidades sociemocionais, Contracepção e gravidez na adolescência, Raça e etnia, e Comunicação no mundo digital.

Os conteúdos vão ser usados em todos os eventos de saúde do Senar/PE e também, como tema transversal, nos cursos de Formação Profissional Rural (FPR).